Regras do Jogo
O Sintra AmbiQuiz está disponível online e pode ser jogado em 2 modos:
• Tabuleiro virtual (desktop ou tablet)
• Batalha (desktop, tablet ou app)
Entre 26 de setembro de 2019 e 13 de abril de 2020 decorre uma competição com prémios para Alunos, Professores e Escolas.

Qualquer um dos perfis de acesso está sujeito a registo:
• Aluno, reservado a estudantes de Sintra do 2º e 3º Ciclos.
• Professor, reservado aos docentes de Sintra do 2º e 3º Ciclos.
• Outro, permite o acesso a familiares e amigos dos alunos, estudantes de outros ciclos ou outros jogadores interessados.
Quem pode iniciar Jogos de Tabuleiro? Qualquer dos participantes.
Quem pode jogar no Tabuleiro? Alunos + Outros jogadores.
Quem pode jogar Batalhas? Alunos + Outros jogadores.
Quem recebe pontuação? Alunos + Professores.

O circuito de jogo é infinito (sem casa de chegada) e é controlado por tempo de jogo.
TEMPO DE JOGO: A duração total de cada jogo são 10 minutos.
O jogo pode ser suspenso e retomado para se adaptar a situações imprevisíveis.
As rondas são equitativas e são sempre completadas.
PARTICIPANTES: mínimo 2 jogadores, máximo 5 jogadores.
A sequência de jogo é definida pela ordem de inscrição dos jogadores.
A pesquisa dos jogadores que vão participar no jogo é feita por username. Podem participar até 5 jogadores.
Cada NOVO JOGO criado fica logo disponível para ser iniciado no computador ou tablet onde é gerado.
Os Professores têm a alternativa de PREPARAR JOGOS, criando partidas que ficam guardadas e podem ser iniciadas mais tarde.

Cada jogo é jogado em conjunto no mesmo computador ou tablet pelos jogadores inscritos (entre 2 a 5 participantes).
Para dar início ao jogo cada participante tem de fazer login indicando a sua password e selecionar um dos peões disponíveis.
Quando todos tiverem feito login e escolhido o seu peão é possível INICIAR O JOGO.

O tabuleiro tem casas para as 6 Categorias de perguntas e ainda casas especiais que permitem ao jogador a escolher a Categoria.

As perguntas têm sempre 2 níveis de dificuldade disponíveis. As mais difíceis permitem obter mais pontos em caso de resposta correta.

O jogador tem 45 segundos para responder. Não é possível parar o tempo de resposta, eliminar opções de resposta ou trocar de pergunta ou categoria.
No final é sempre apresentada a resposta correta (após resposta do jogador ou quando é atingido o tempo limite).

Cada jogador responde e passa a vez ao próximo, caso acerte ou erre a resposta.
Os jogadores recebem sempre pontuação por cada resposta correta. No final do jogo, os jogadores que completem nos 3 primeiros lugares recebem pontuação adicional.
A lista de jogadores tem sempre disponíveis todas as pontuações e permite ainda consultar o tempo total jogado por cada um.
Em caso de empate na pontuação, é o tempo de jogo que determina o vencedor (vence o mais rápido).
A ronda que estiver a decorrer quando se esgotam os 10 minutos de jogo é sempre jogada até ao fim (até ser completada por todos os jogadores).
Um duelo entre 2 jogadores, em que ambos respondem às mesmas 10 questões.
Os alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade podem jogar com colegas que frequentem o mesmo ciclo, ou desafiar participantes que se encontrem inscritos com o perfil Outro. Estes participantes, que não correspondem a estudantes do 5º ao 9º ano, podem defrontar qualquer jogador.
Ao criar a Batalha é possível escolher um jogador em concreto, procurando-o pelo seu username, ou optar pelo sorteio de um jogador mistério. O jogador que cria a Batalha é o primeiro a responder ao quiz.
Caso ambos respondam corretamente ao mesmo número de perguntas, o desempate é feito pelo tempo dispendido para responder acertadamente. Esta informação é apresentada no ecrã final de Resultados da Batalha como Tempo gasto.
Apenas recebe pontuação o vencedor da Batalha.
Pode ser jogada no computador ou aplicação móvel para iOS e Android, publicada nas lojas App Store e Google Play Store.


As dúvidas e sugestões relacionadas com o Sintra AmbiQuiz devem ser enviadas por via eletrónica para o endereço de correio:
Sistema de Pontuação
Alunos
[na competição, apenas Alunos de Sintra do 2º e 3º Ciclos do EB acumulam pontos]
Pontos ganhos por resposta certa no Jogo de Tabuleiro
(de acordo com o grau de dificuldade)
7 ou 12 pts
+
Pontos ganhos pela posição final no Jogo de Tabuleiro
1.º Lugar 50 pts, 2.º 30 pts, 3.º 20 pts
+
Pontos ganhos por vencer a Batalha
10 pts
Professores
[na competição, apenas Professores de Sintra do 2º e 3º Ciclos do EB acumulam pontos]
Pontos ganhos por jogos iniciados não finalizados
(pelo menos 1 ronda jogada)
2 pts
+
Pontos ganhos por jogos iniciados e finalizados
10 pts
Escolas
[na competição, apenas Escolas de Sintra do 2º e 3º Ciclos do EB acumulam pontos]
A pontuação de cada Escola é obtida pela relação:
Número total de jogos finalizados /
Número total de alunos registados e a jogar
Para pontuar, a Escola tem de ter um mínimo de 20 jogadores registados e a participar no Sintra AmbiQuiz.
No decurso da competição a classificação individual das Escolas flutua, por refletir a relação entre o número de alunos registados que estão a realizar jogos e os jogos realizados.